EN / PT
Galeria Luciana Brito

Rafael Carneiro: Literatura

LB News
  • © Paulo Peixoto
    1/16

A Luciana Brito Galeria tem o prazer de apresentar Literatura, exposição individual de Rafael Carneiro (São Paulo, 1985). A mostra tem inicio no dia 23 de setembro, sábado, e reúne a mais recente produção do artista que celebra com obras inéditas a sua segunda individual na galeria.

Explorando diferentes suportes, Rafael Carneiro apresenta, além de cinco telas inéditas, um conjunto de esculturas e uma série de desenhos, sendo o mais antigo datado de 2003.

As telas de Rafael Carneiro, apresentadas com exclusividade na mostra, são trabalhos que apresentam grande rigor técnico e que servem da pintura como meio e fim para a representação. Para a elaboração das cinco obras, Rafael Carneiro mesclou imagens de seu acervo pessoal com alguns de seus próprios desenhos, construindo composições originais transpostas em grandes telas. O resultado final são obras de cores vibrantes com construções imagéticas não lineares, que convidam o espectador a um passeio pelo todo da tela que, apesar de construído a partir de partes, é maior que a soma das imagens que o compõem.

Também inédito é o conjunto de quatro esculturas produzidas por Rafael Carneiro em parceria com o artista Chico Togni. Composto por um bolo gigante, um formigueiro hiper-realista, uma bola de massinha de modelar e uma gelatina, o conjunto apresenta uma relação com a poética visual de Rafael Carneiro e explora, na diversidade dos materiais utilizados, a dimensão da escultura como linguagem artística.

Ainda na mostra serão apresentados uma série de 8 desenhos de Rafael Carneiro feitos em técnica mista sobre papel e que condensam mais de uma década da produção do artista. Será lançado também um livro de artista que recebe o mesmo nome da exposição. O livro é composto pela reprodução de 20 desenhos do artista e assume o interessante formato de um bloco de desenho. Obedecendo uma construção similar à presente na escrita, as obras de Rafael Carneiro podem ser consideradas enigmas a serem decodificados, de maneira original, na sua interação com o público.

 

Sobre Rafael Carneiro

Nascido em São Paulo, em 1985, Rafael Carneiro é formado em artes plásticas pela Universidade de São Paulo. Sua graduação dá-se em 2006, ocasião em que realiza seu projeto final, a exposição In Vitro, no Centro Cultural São Paulo. Em 2007, participou do 62º Salão Paranaense e ganhou o prêmio aquisitivo do Salão de Arte de Ribeirão Preto. No ano seguinte, ganhou seu primeiro prêmio Projéteis, da Funarte, e realizou sua primeira exposição individual. Em 2009, participou do projeto Rumos Itaú Cultural, além de realizar exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural Maria Antônia, ambos em São Paulo. Em 2016 o artista participou da exposição Os Muitos e o Um: Arte Contemporânea Brasileira. Instituto Tomie Ohtake. Neste ano seu trabalho esteve presente na exposição A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela na Caixa Cultural Rio de Janeiro e na exposição Metrópole: experiência paulistana. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Rafael Carneiro apresenta obras inéditas na exposição Literatura, segunda individual do artista na Luciana Brito Galeria.

abertura: 23/10/2017, 12h – 18h

visitação: 26/09/2017 – 28/10/2017