EN / PT
Galeria Luciana Brito

Caio Reisewitz | mundo do meio

LB News
  • Caio Reisewitz, “Arapehy”, 2023
    1/15
caio reisewitz | mundo do meio
 
Laymert Garcia dos Santos
 
O grande matemático francês René Thom observou, certa vez, que “a parte da realidade que pode ser entendida de um modo racional é muito limitada; o resto da realidade, só podemos conhecer através de um ressoar empático com ela.”
 
O comentário merece ser lembrado porque esta exposição se inscreve nesse “resto de realidade”. Com efeito, aqui, a arte de Caio Reisewitz consiste precisamente em trazer para o campo do visível um mundo que, de hábito, permanece envolto em mistério: o Mundo do Meio, onde tudo acontece nos interstícios, nos intervalos, no entremeio, no entre camadas das colagens. Nem cá nem lá, mas cá e lá de um alhures que se manifesta aqui e agora, o Mundo do Meio se mostra como zona de encontro, de dissolução de oposições, de continuidade inédita dos díspares, de disparação e ressonância. E... e..., em vez de ou... ou...
 
O trabalho de Reisewitz se caracterizava, acima de tudo, pela busca da experiência máxima da alta definição na fotografia de paisagens e arquiteturas. Nos últimos anos as imagens começaram a entremear espaços da natureza com espaços construídos pelo homem – o dentro e o fora se insinuaram uns nos outros, dando lugar à “linguagem da arquitetura da paisagem”, segundo expressão empregada por Francis Alÿs. Agora, o artista dá um salto, levando o espectador a experimentar o Mundo do Meio, onde a superfície se abre para o insondável, onde a forma (re)conhecida cede à figuração quase-abstrata de uma outra cena.
 
O Mundo do Meio é o da realidade das imagens espectrais. Sabemos que um espectro é uma visão; mas, também a expressão das amplitudes ou intensidades – o que geralmente traduz-se por energia – das reverberações de um sistema, quando discriminadas umas das outras em função de suas respectivas frequências.
 
Nem ordinário, nem sobrenatural, o Mundo do Meio pertence ao mundo da realidade ampliada.

 

abertura: 25 de março, das 11h às 17h

visitação: de 25/03/2023 a 06/05/2023

segunda, das 10h às 18h; terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h