EN / PT
Galeria Luciana Brito

Carlos Eduardo Uchôa: Oceanos

LB News
  • 1/1

A exposição “Oceanos” do artista Carlos Eduardo Uchôa, que será inaugurada no dia 11 de novembro, terça-feira, na Galeria Brito Cimino, é composta por três grandes painéis a óleo (200 x 720 cm; 200 x 480 cm e 360 x 280 cm) e mais três pinturas de dimensões médias, também em óleo sobre tela. A mostra focaliza o momento atual da investigação do artista Carlos Eduardo Uchôa.

 

“Oceanos” tem como característica o mergulho na produção pictórica, que se constitui a partir de uma proposta conceitual instigadora, bem como de um refinamento técnico de seu médium, poucas vezes associado a uma poética tão contemporânea. A nova série é um conjunto de pinturas cuja poética se desenvolve a partir da experiência do infinito, a ponto de atingir a vertigem do ofuscamento, do não-visível, experiência limite da visibilidade e da espacialidade.

 

“Oceanos” explora o nascimento da experiência visual e afetiva ligada tanto à experiência estética da pintura, quanto ao situar-se do sujeito em suas relações com o mundo: relações de espacialidade, de proximidade e distância, visibilidade e ofuscamento, abertura infinita e contenção, imanência e transcendência, persona e sombra.

 

Na "civilização das imagens", como foi chamado nosso tempo, da impermanência das imagens virtuais - simulacros que pretendem abrigar um sentido totalizante para o mundo, mas que são apenas pulsações instantâneas em que qualquer espessura crítica, histórica é impossível-, a experiência de um olhar lento e contemplativo propiciada pelas obras "Oceanos" recoloca a dimensão crítica, afetiva e de identidade do sujeito, ao fazê-lo ressituar-se no mundo. Assim a arte pode ser não apenas a constatação das mazelas de nosso tempo, mas também a construção efetiva de uma utopia libertária sempre em movimento.

 

Para a mostra será lançado um catálogo com texto da filósofa Marilena Chaui, que faz uma fecunda incursão no universo da pintura de Carlos Eduardo Uchôa.  No catálogo serão registradas, além das obras da exposição, outras pinturas, fotos e instalações do artista a elas correlatas. O registro fotográfico das pinturas e instalações será feito pelo fotógrafo Romulo Fialdini.

11.11.2003 a 06.12.2003

 

 

terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita