EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Meses intensos para Ricardo Basbaum

Além de workshop no MoMA (Nova York), o artista participa de exposições em Noisy-le-Sec (França), Viena, Rio de Janeiro e Vancouver

A Singular Form, installation view with works by Ricardo Basbaum and Dustin Ericksen, Photo: Oliver Ottenschläger
1/2

Uma recente atividade no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, ofereceu uma oportunidade importante de relembrar as relações existentes entre a produção do artista paulistano Ricardo Basbaum e o legado de Lygia Clark. Paralelamente à antológica mostra Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948-1988, o museu promoveu uma oficina que ressaltou o forte caráter participativo e a centralidade da experiência corporal na obra de Basbaum. Realizado no dia 14 de junho, o encontro explorou as relações entre a arquitetura e os indivíduos, por meio de uma série de intervenções pelo museu. Os participantes usavam camisetas com as palavras “eu” ou “você” enquanto realizavam atividades propostas, cujos resultados foram documentados para serem expostos no espaço que o museu dedicou à ação.

 

Também ainda pode ser vista por mais alguns dias a exposição Disparity and Demand, realizada pelo centro de arte contemporânea La Galerie, de Noisy-le-Sec, na França. Em cartaz até 12 de junho, a curadoria de Pablo de Llano inclui artistas que, de diferentes maneiras, exploram os limites e inter-relações entre afetividade e efetividade, ou seja, entre as dimensões emocional e prática na contemporaneidade. A mostra propõe refletir sobre as disparidades nas relações humanas e as demandas do cenário sócio-econômico amplo. Uma oficina realizada por Ricardo Basbaum em 17 de junho integrou a programação.

 

Complementando o período de agenda cheia do artista, seu trabalho pode ser visto também no Secession, situado em Viena. A singular form, curadoria de Pablo Lafuente, pode ser vista até 24 de agosto, e inclui, além de Basbaum, Martha Araújo, Dustin Ericksen, Asger Jorn (com Gérard Franceschi), Hilary Lloyd, Asier Mendizabal, Peter Madsen, Bruno Munari e Nicole Wermers. A seleção de Lafuente procura destacar obras que proponham um olhar inusitado sobre objetos do dia-a-dia. A exposição inclui lançamento de catálogo bilíngue (inglês e alemão) de 168 páginas.

 

Estão ainda previstas para abrir em outubro exposições individuais na Audain Gallery, da Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, e na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. Em breve publicaremos detalhes.