EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Anthony McCall e Fabiana de Barros & Michel Favre participam da exposição Imaterialidade

Com curadoria de Adon Peres e Ligia Canongia, a abertura acontece dia 01 de julho de 2015. A mostra pode ser visitada até 27 de setembro no SESC Belenzinho

Anthony McCall, Você e eu, Horizontal III, 2007, videoinstalação, © 2008 Anthony McCall, Photograph © Sylvain Deleu
1/2

Imaterialidade propõe-se a investigar os limites dos suportes para arte contemporânea a partir da produção de um grupo de artistas nacionais e internacionais que têm no impalpável o elemento central de suas poéticas. De acordo com os curadores, todo valor simbólico é imaterial e empresta aos objetos comuns aos quais se agrega outros significados que não aqueles que lhes cabiam inicialmente. O simbólico sempre vem acoplado à realidade objetiva. Toda obra de arte, assim, pressupõe qualidades que transcendem sua dimensão material; alguns artistas, porém, abordam a questão da imaterialidade diretamente na constituição de seus trabalhos, tomando o imaterial como matéria de criação.

 

Anthony McCall (Inglaterra, 1946) participa da mostra com a instalação Você e eu, Horizontal II [You and I, Horizontal II]. Operando na fronteira entre cinema, escultura e desenho, é um dos pioneiros na criação de instalações a partir de luz e projeções. Em 1973, em Nova York, realizou Linha Descrevendo um Cone, primeira de uma série de obras conhecidas como filmes de luz sólida, em que cria a ilusão de formas tridimensionais por meio da projeção de feixes de luz. Em 2003, após afastamento de duas décadas, retomou sua produção artística incorporando as novas tecnologias digitais.

 

Fabiana de Barros & Michel Favre (São Paulo, 1957 e Genebra, 1957) apresentam a videoprojeção Você está aqui [You are here]. Fabiana de Baros é pintora e artista relacional; Michel Favre é cineasta e desenvolve um trabalho que se situa entre o documentário e as pesquisas formais da videoarte. Além de desenvolver suas pesquisas individuais, os artistas trabalham como uma dupla desde 1996, quando fundaram a FABMIC. Juntos, realizam fotografias, videoinstalações e performances multimídias em que o espectador pode se apropriar de elementos objetivos para criar seu próprio universo e referências.

 

Mais informações podem ser encontradas no site do SESC.