EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Disorder: exposição de Caio Reisewitz na Maison Européenne de la Photographie

A primeira individual do artista brasileiro em uma instituição parisiense apresenta um amplo panorama de sua produção

Rio São Francisco II, 2015, 180 x 142 cm, c-print zon diasec
1/1

Há mais de vinte anos, Caio Reisewitz desenvolve uma linguagem única que mescla a monumentalidade da tradição europeia da Escola de Düsseldorf às influências do modernismo brasileiro. A singularidade de sua obra não passou ao largo das grandes instituições internacionais: em 2014, foi objeto de uma grande individual no International Center for Photography (Nova York); entre julho e setembro de 2015, apresenta exposição no Huis Marseille Museum voor Fotografie (Amsterdam); e agora é a vez da Maison Européenne de la Photographie (Paris), a mais renomada instituição do mundo voltada exclusivamente à fotografia e ao vídeo.

 

Com abertura em oito de setembro, Disorder apresenta obras características da produção de Reisewitz, sejam suas fotografias de grandes dimensões que exploram a monumentalidade – arquitetônica e ambiental – do Brasil, ou suas colagens recentes que remetem às transformações que o homem impõe ao meio ambiente.

 

Tendo por tema principal de sua obra as relações entre homem e natureza, construção e destruição, Caio Reisewitz desenvolve uma produção que alia o rigor arquitetônico modernista ao poder desordenado da natureza, propondo uma visão contemporânea das mutações pelas quais o Brasil vem passado nas últimas décadas.

 

Disorder acompanha o lançamento de um livro homônimo, com textos de Nanda van den Berg e Jean-Luc Monterosso, fruto de parceria entre o Huis Marseille Museum voor Fotografie e a Maison Européenne de la Photographie.

 

Fundada em 1996, a Maison Européenne de la Photographie advém da associação Paris Audiovisuel, uma iniciativa de 1978 sob direção artística de Jean-Luc Monterosso, atual diretor da Maison. A instituição é referência mundial no apoio e difusão de obras de qualidade excepcional em fotografia e filme.

 

A exposição acontece de 9 de setembro a 31 de outubro de 2015. Mais informações estão disponíveis no site da MEP.