EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Serpentine Gallery organiza grande individual de Alex Katz

Tags: Alex Katz / Serpentine Gallery / Melissa Blanchflower / Joseph Constable

Alex Katz, Reflection 4, 2008. Óleo sobre linho, 274 x 549 cm

De 2 de junho a 11 de setembro de 2016, a Serpentine Gallery apresenta Alex Katz: Quick Light, uma exposição que reúne a prolífica produção recente de Alex Katz (Nova York, 1927) a obras de diferentes períodos de sua carreira, com um foco especial em suas paisagens, que respondem e se relacionam ao contexto único da Serpentine Gallery, localizada no Kensington Gardens. A mostra também inclui uma série recente de retratos e se expande para além do espaço expositivo com a instalação de uma nova escultura de recorte no parque. 

 

Atingindo sua maturidade artística na Nova York dos anos 50, Alex Katz desenvolveu uma abordagem única para a pintura representativa contemporânea durante o auge do Expressionismo Abstrato. Ao longo das cinco décadas e meia decorridas desde sua primeira exposição, em 1954, o artista produziu um corpo de trabalho notável, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e gravuras. Estabelecido como um pintor da vida moderna, ele foi influenciado por linguagens como a do cinema, publicidade, música e poesia, além de seu círculo de amigos íntimos. Seus retratos e paisagens são caracterizados por suas cores chapadas e linhas fluidas, que reinventaram ambos os gêneros num contexto em que predominava a pintura abstrata. 

 

A Serpentine Gallery prevê ainda dois eventos paralelos à exposição: uma visita guiada pelo assistente de curadoria Joseph Constable, no dia 25 de junho, e uma pela curadora Melissa Blanchflower, no dia 10 de setembro. 

 

Mais informações estão disponíveis no site da Serpentine.