Waldemar Cordeiro
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Waldemar Cordeiro foi um dos principais agentes da história da arte brasileira, figura chave para a transição da arte moderna para a contemporânea, sendo precursor de movimentos artísticos, como o Concretismo e a Computer Art no Brasil e no exterior, além de paisagista. Sua trajetória artística foi marcada pela interdisciplinaridade e ressonância com seus respectivos contextos: Figurativismo, Arte Concreta, Geometria Intuitiva, Popcreto e Arte de Computador.
Em 1968, Waldemar Cordeiro inicia sua pesquisa com arte em computador. Com a ajuda de um programa desenvolvido por Giorgio Moscati, do Departamento de Física da USP, o artista criou uma metodologia onde uma escala de 0 a 7 indicava uma gradação cromática entre o muito claro (0) e o escuro (7), por meio de símbolos e letras. Através desse programa, para “A Mulher que não é B.B”, Waldemar Cordeiro transferiu a imagem de uma garota vietnamita, vítima da guerra, publicada pela Time Magazine, e fez uma alusão à atriz francesa Brigitte Bardot, que na época havia causado furor no Brasil com sua visita. Antes dessa obra, Waldemar Cordeiro experimentava com outras imagens, como em “Derivadas de uma imagem: Transformação em Grau 1", onde ele transformou a imagem de um jovem casal romântico.
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