Rafael Carneiro
Na Galeria II, Rafael Carneiro, um dos principais representantes da nova geração de pintores radicados em São Paulo, apresenta cinco pinturas em grandes formatos que retratam com densidade ambientes industriais inanimados, onde a ausência de personagens e ações convida o público à reflexão sobre a origem e destino das imagens retratadas.
Dono de um impressionante vigor estético resultado do domínio da técnica à óleo, o artistaapropria-se de imagens desgastadas, captadas por câmeras de segurança, para desconstruir e esvaziar os elementos que poderiam fazer parte da composição real em busca de uma significação que aponte para outra direção. No contraste entre a qualidade da cena registrada e a qualidade pictórica que se espera de uma tela articula-se o trabalho do artista.
Ao contrário da série de pinturas realizadas anteriormente, em tons lavados de uma paleta cinza, bege e azul, o artista optou por utilizar cores mais densas que retratam o mesmo universo agora em situação de penumbra. Esses ambientes com pouca luminosidade tornam as imagens mais enigmáticas e instigantes.
A escolha do ponto de vista aérea que permitiu que o público, beneficiado por algum artifício (uma câmera, uma escada...),ocupasse outros lugares no espaço retratado, também cedeu lugar a uma nova perspectiva, que aproxima o observador do ambiente.
Formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2006, Rafael Carneiro (São Paulo,1985) já participou de exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e Centro Universitário MariAntônia. Também apresentou seus trabalhos na coletivas organizadas pelo Paço das Artes (2010), Itaú Cultural (2009), e Museu de Arte Contemporânea do Paraná, entre outros. O artista vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
16.08.2010 a 11.09.2010
terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita
-
Luciana Brito Galeria
Avenida Nove de Julho 5162
São Paulo Brasil 55 11 3842 0634