EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Fernando Zarif em individual de fôlego

Grande mostra em Ribeirão Preto apresenta destaques da trajetória do artista

Tao, 1994 (carvão e papel sobre tela, 159 x 191 cm)
1/5

O Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, inaugura este mês a mostra individual "Fernando Zarif" do artista homônimo, exibindo 116 obras, entre desenhos de grande formato sobre papel e sobre tela, esculturas e instalações. 

 

Este conjunto de obras apresenta para o público, de forma didática, a trajetória do artista paulistano. Os desenhos são apresentados em duas paredes, perfilando quase três décadas de trabalho, desde sua produção juvenil até suas últimas telas, quando aplicava as tintas das bisnagas diretamente sobre o suporte. Estão aí presentes seus seres imaginários, assim como obras produzidas com materiais incomuns, colagens de objetos como papéis, cadeados, entre outros. São apresentadas também esculturas como "A Chave" (1998) e a impressionante "Calvário" (1990). Além de uma série produzida com fios de cobre.

 

A mostra tem o mérito de trazer a público algumas obras inéditas do artista, descobertas pelo Projeto Fernando Zarif que catalogou a totalidade da produção do artista a partir de uma minuciosa pesquisa de seu espólio. Dentre elas, estão obras produzidas a partir de materiais como cartas de baralho e adesivos de banca de jornal, cabelos, assim como obras produzidas a partir de instrumentos musicais.

 

Esta é a primeira vez que o Instituto, detentor de uma das mais importantes coleções públicas de arte brasileira do estado de São Paulo, produz uma mostra individual de um artista que não faz parte de sua coleção. 

 

O artista também foi um dos responsáveis por trazer identidade visual ao álbum dos Titãs "Titanomaquia", lançado em 1993, criando a capa de um dos discos que marcaram a trajetória da banda.

 

 

Fernando Zarif (São Paulo, 1960-2010). Criador compulsivo, o artista não se contentava em expressar sua visão de mundo apenas nas artes plásticas e, por isso, chegou a compor canções pop e a comandar um programa de rádio especializado em musica erudita contemporânea. Zarif é conhecido por ter operado em diversos níveis de criação. Mostrando versatilidade e um senso estético bastante autêntico, Fernando mesclou as mais diferentes técnicas, cores e formas. Deixou um impressionante acervo de mais de 2.000 obras.

“Fernando Zarif“
Abertura: 21 de março de 2015, sábado, das 16h às 19h 
Período Expositivo: 23 de março a 25 de abril de 2015

Instituto Figueiredo Ferraz
Rua Maestro Inácio Stábille, 200 - Alto da Boa Vista 
Ribeirão Preto - SP – Brasil - CEP: 14025-640 
Tel.: (16) 3623 2261
Horários de Funcionamento: de 3a a sábado das 14 às 18h
Entrada franca