Destructuras de Poder, La Virreina Centre de La Imatge, Barcelona, Espanha, 2024
Destructuras de Poder, La Virreina Centre de La Imatge, Barcelona, Espanha, 2024
Regina Silveira
printing on Hahnemüle Canvas Cezanne 430 gm2 paper with Canon IPF Pro 4000 plotter with Canon Lucia Pro inks
39.37 x 75.2 in
Further images
Desde o final da década de 1950, Regina Silveira é uma das grandes protagonistas da evolução da pesquisa artística no Brasil, abrindo caminhos para o desenvolvimento de diferentes frentes de investigação em torno da representação e da composição da imagem.
A obra Discurso, da série "Dilatáveis" (1981/2022), foi desenvolvida por Regina Silveira no início dos anos 1980 como parte de sua pesquisa de doutorado, "Simulacros" (ECA-USP, 1984), dedicada às questões da representação na arte. Cada trabalho da série parte de uma imagem fotográfica de figuras humanas, a partir da qual a artista projeta sombras de forma exagerada e distorcida, subvertendo os princípios tradicionais da perspectiva. Desde então, esses procedimentos conceituais e formais têm orientado de modo consistente sua investigação artística.
Em "Discurso", um homem encontra-se em posição de proferir um pronunciamento, enquanto sua silhueta projeta sombras estendidas e deformadas, em escalas desproporcionais. Essa manipulação programática da perspectiva e da sombra resulta em imagens visualmente estranhas, que deslocam a lógica convencional da representação e interrogam a relação entre figura, espaço e projeção. A série Dilatáveis foi destaque da 34ª Bienal de São Paulo, em 2021.