Art Basel Miami Beach 2023
Essa curadoria foi pensada especialmente para apresentar uma síntese do ano de 2023 da Luciana Brito Galeria, reafirmando a trajetória de seus artistas representados. Além de projetos institucionais relevantes, a galeria destaca também sua própria programação, que contou com nove projetos expositivos, encerrando o ano com a mostra coletiva "Primavera Silenciosa". Somando-se aos brasileiros Afonso Tostes, Caio Reisewitz, Fernando e Humberto Campana, Delson Uchôa, Gabriela Machado, Regina Silveira e Waldemar Cordeiro, a galeria apresenta também obras dos artistas Marina Abramovic, Bosco Sodi, Iván Navarro, Jorge Pardo, Antonio Pichillá e Manuel Chavajay.
Com curadoria da chilena Alexia Tala, a exposição "Primavera Silenciosa" é um projeto audacioso que reúne artistas latino-americanos para mostrar ao público a importância da cosmovisão indígena na relação com o meio ambiente. Nesse contexto, artistas como Antonio Pichillá e Manuel Chavajay apresentam trabalhos que agregam elementos da contemporaneidade, ao passo que resgatam suas ancestralidades de origem indígena Maia Tz’utujil. Ainda revisitando sua programação de 2023, a galeria apresenta trabalhos de Afonso Tostes que fizeram parte da mostra "Ajuntamentos", projeto que mais tarde teve continuidade na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Aqui, o que seria descartado foi reaproveitado pelo artista, que criou pinturas a partir das sobras de seu processo de produção em estúdio. Já a obra de Bosco Sodi, reaproveita sacas velhas de grãos de café para realizar o registro solar em uma pintura monumental.
Em 2023 a galeria também realizou a mostra que marcou a volta de Delson Uchôa ao time de artistas da galeria depois de mais de dez anos. As obras resumem o resultado de uma pesquisa inédita, do qual ele combina a geometria popular nordestina com a planimetria construtivista de Bauhaus, utilizando fibras vegetais para a composição dos trabalhos. Paralelamente, rememorando um dos expoentes da arte brasileira, a galeria apresenta um conjunto de obras da série "Geometria Intuitiva", de Waldemar Cordeiro. Trata-se de uma fase de suma importância na produção do artista, que mesmo defendendo o apelo estético Construtivista, deixou de lado a precisão da régua e do compasso para aderir ao desenho e cores mais livres. A galeria também mostra uma instalação histórica de Marina Abramovic, numa homenagem à artista sérvia, que no momento apresenta sua primeira grande exposição na Inglaterra, na Royal Academy of Arts.
Complementando a curadoria, a galeria reúne, ainda, trabalhos de Caio Reisewitz, artista que ocupou todos os ambientes da galeria no começo do ano com a mostra "Mundo do Meio". Nesse projeto, o artista apresentou uma síntese da sua pesquisa de mais de vinte anos em torno da representatividade da arquitetura. Na ocasião da feira, o público poderá ver também trabalhos de Jorge Pardo, Iván Navarro, Regina Silveira, além de Gabriela Machado, a mais nova artista representada pela galeria.
