EN / PT
Galeria Luciana Brito

Marina Abramovic: Places of Power

LB News
  • 1/12

Luciana Brito Galeria apresenta, de 7 de abril a 16 de maio de 2015, a exposição “Places of Power”, de Marina Abramovic (Belgrado, Sérvia, 1946 – vive em Nova York), principal expoente da arte de performance no mundo. A mostra reúne cerca de 30 obras – entre objetos, fotos, grafite, desenhos, vídeo e registro de performances – que revelam a forte ligação que a artista vem construindo com o Brasil nas últimas décadas. Desde 1989, ela já visitou o país diversas vezes, estudando cristais e pedras preciosas e suas influências sobre o corpo e a mente humana. 

 

Na seleção, estão trabalhos da série inédita que dá nome à exposição e foi produzida a partir de uma viagem de Abramovic por diferentes estados brasileiros, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013. Em uma pesquisa sobre as fronteiras entre arte e espiritualidade, a artista foi para Goiás, onde visitou o médium João de Deus e lugares sagrados no Alto Paraíso. Na Bahia, ela conheceu rituais de candomblé e a Igreja do Nosso Senhor do Bomfim e teve experiências com xamanismo, ayahuasca e rituais dos índios Cariri Xocó. Em Minas Gerais, aprofundou seus conhecimentos no poder dos minerais brasileiros. 

 

De “Places of Power”, serão exibidos retratos da artista, como Artist Portrait with a Candle, e diversas fotos: Jesus in Newspaper, Sleeping By The Fire Pit, Marina in Cave e Levitation in the Garden of Maitreya, entre outras. A viagem pelo Brasil também gerou o documentário “A Corrente”, que será lançado ainda em 2015.

 

Luciana Brito Galeria – que representa Marina Abramovic desde 2007 – traz importantes trabalhos da artista dos anos 1970 a 1990, entre eles, títulos que serão expostos pela primeira vez no país. É o caso da série de desenhos Brazil Sketchbook Drawings, realizada entre 1991 e 1995, com estudos para a confecção de seus“Objetos Transitórios”, como o Shoes for Departure, desenvolvido com ametista brasileira, que será apresentado na mostra. O registro em fotos em preto e branco de duas performances de 1975 também estão na seleção de obras: Rhythm 5 e Art Must Be Beautiful / Artist Must Be Beautiful.

 

SP-ARTE 2015 – Com uma mostra individual de Marina Abramovic, a Luciana Brito Galeria participa da SP-Arte 2015, que acontece de 09 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Para a exibição, foram selecionadas a instalação 100 Letters, produzida a partir de cartas que a artista recebeu entre 1965 e 1979, dois objetos, um retrato da artista e o vídeo Floating, no qual ela surge flutuando nas águas de um rio na região amazônica. 

Com cerca de 30 obras, incluindo trabalhos nunca exibidos no Brasil, a mostra revela a forte ligação da artista com nosso país e traz uma série inédita fruto da viagem que Abramovic realizou por diferentes estados brasileiros em 2012, pesquisando arte e espiritualidade. Na SP-Arte 2015, que acontece de 09 a 12 de abril, na Bienal do Ibirapuera, a galeria também exibe individual de Marina Abramovic

 

Confira mais obras da artista.