EN / PT
Galeria Luciana Brito

Nelson Leirner: Era Uma Vez...

LB News
  • 1/2

A partir de 18 de maio a Galeria Brito Cimino vai apresentar a nova instalação de Nelson Leirner. A exposição do artista ficará em cartaz até o dia 17 de julho – um privilégio para o público que terá dois meses para visitar a mostra. Em 2003 o artista expôs duas importantes individuais na Europa e agora expõe novamente em São Paulo.

 

Se vivemos hoje numa babel imagética, Nelson Leirner parece saber traduzi-la como ninguém. Leitor de imagens, pescador do cotidiano, mágico do sensível. O sincretismo é uma característica tanto da obra do artista quanto dos aspectos que muitas vezes o artista reflete (a realidade de seu país, por exemplo).

 

Na nova instalação de Nelson Leirner a paródia, a ironia, o deslocamento, todos os elementos da obra do artista estão dispostos a nossa frente, em forma de objetos ordinários que nos convidam (e nos desafiam), a tê-los, pegá-los e leva-los para casa. Resta-nos olha-los, descobri-los, desejá-los. Ao nosso redor temos presente o universo de Leirner, o de escolher do cotidiano as imagens que nos intrigam.

 

Os objetos peneirados e arregimentados pelo artista, dispostos na biblioteca original do atelier de Leirner, são transportados e expostos em forma de instalação no espaço da galeria - transferindo literalmente o atelier do artista. Na parede oposta, uma série de oito módulos de fotografias da biblioteca, em escala real (2,73 x 4,28 m), estará montada  nos oferecendo uma miragem, uma ilusão de ótica, um reflexo, como se estivéssemos dentro de uma caixa de surpresas. Uma transposição de tempo e de lugar.

 

A nova instalação é uma reconstrução do próprio artista ao mesmo tempo que uma síntese (em paródia) de sua obra – mérito de poucos. Uma vitrine particular, que aguça e alimenta o imaginário coletivo, e nos leva a entoar uma canção, cuja a música e letra poderia ser composta pelo artista ou pelo expectador. Desta maneira Nelson Leirner faz de sua obra uma eterna sedução.

 

A exposição e o catálogo têm o patrocínio da F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI através da Lei Mendonça de Incentivo Fiscal.

 

Nelson Leirner estará expondo no mesmo período outra individual, uma retrospectiva, no Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Agnaldo Farias, a partir do dia 13 de maio.

18.05.2004 a 17.07.2004

 

 

terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita