Caio Reisewitz: Você Não Está Sozinho
A partir do dia 23 de maio, a Galeria Brito Cimino apresenta a primeira individual do artista Caio Reisewitz no Brasil. A mostra Você Não Está Sozinho fica em cartaz até o dia 30 de julho. Caio Reisewitz foi o único fotógrafo brasileiro a participar da 26ª Bienal de São Paulo, realizada no ano passado. Agora, em 2005, o artista participa da 51ª Bienal de Veneza, entre outras exposições.
As obras inéditas que serão expostas na Galeria Brito Cimino foram escolhidas com o objetivo de permitir uma leitura pontual do trabalho do artista – são cinco fotografias que envolvem os principais assuntos da pesquisa de Reisewitz (Guarapiranga III, 2003 [130 x 190 cm]; Cubatão II, 2003 [240 x 190 cm]; Rufo, 2003 [190 x 240 cm]; Sapopemba I, 2003 [190 x 285 cm]; Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta), 2003 [190 x 240 cm]). Ao longo do tempo, Reisewitz desenvolveu uma poética com traços peculiares; é um nômade urbano que prima pelo olhar e imprime certa nostalgia em suas obras. O artista enreda a paisagem ao seu redor e traz o tempo para a imagem – ao captar o presente, resgata a memória.
Uma das intenções da obra de Reisewitz é trabalhar a fotografia como forma. A dimensão em que produz suas fotografias é sempre grandiosa trazendo a imagem, com seus volumes, texturas e riqueza de detalhes, para perto do espectador. Essa maneira minuciosa de tratar a imagem é seguramente influência das instituições de ensino na Alemanha, onde se especializou. Reisewitz defende a estética do romantismo, fazendo uma fotografia limpa e precisa, dotada de refinamento técnico e temático.
Sejam paisagens construídas ou naturais, a ação do homem está presente em diferentes situações nos registros do artista − no resultado propriamente dito (construção), ou na idealização de certas paisagens (a Serra do Mar). Reisewitz revela que sua pesquisa busca “refletir a ação do homem onde interfere no nosso meio ambiente”. O registro do artista quer estar presente nessas situações e desfiar a trama da paisagem, do espaço em que estamos circunscritos. Você Não Está Sozinho propõe uma reflexão do espaço como paisagem e da paisagem como espaço – habitat, moradia, abrigo, cidade, contorno, meio ambiente de situações.
Para a exposição será publicado um catálogo com texto de Stella Teixeira de Barros, ilustrado com imagens das obras exibidas no evento e também com outros trabalhos que serão apresentados na mostra Alegoria Barroca na Arte Contemporânea no CCBB - Rio de Janeiro(26 de maio – 3 de julho)e na Bienal de Veneza, Pavilhão Brasil (12 de junho – 6 de novembro).
Depois de cursar Comunicação Visual na FAAP, em São Paulo, Reisewitz especializou-se em fotografia na Alemanha (na Fachoberschule für Gestaltung, em Darmstadt, e na Johannes Gutenberg-Uiversität Mainz, em Mainz). Após uma temporada de oito anos na Alemanha, em 1997 o artista voltou para São Paulo. Em 1998, integrou a mostra Novíssimos, no Paço das Artes e daí em diante participou de inúmeras exposições, como Rumos Visuais, em 2000. Em 2001 destacou-se na mostra Rede de Tensão, em São Paulo, onde expôs a série Conquista. No ano seguinte, o artista teve seus trabalhos mostrados em Novas Aquisições - Fundação Arco, no Centro Galego de Arte Contemporánea, em Santiago de Compostela, na Espanha. Em 2003 a obra de Reisewitz foi inserida em um recorte relevante da arte contemporânea brasileira com a participação na coletiva Arte e Sociedade – uma relação polêmica, com curadoria de Aracy Amaral.
Como resultado dessa trajetória afinada nos últimos cinco anos, 2005 prenuncia muito trabalho para o artista. Se, na Bienal de São Paulo o público apreciou as paisagens naturais do artista, a nova série a ser mostrada na 51ª Bienal de Veneza, evidencia uma outra faceta de Reisewitz. A série inédita Utopias Ameaçadas, selecionada para exibição no pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza, constitui-se de seis fotografias em grande dimensão (240 x 190 cm) que esgarçam a construção interna de edifícios carregados de um semblante de poder.
Além de participar da Bienal de Veneza, Reisewitz realizará duas grandes individuais no exterior. A primeira delas ocorre em agosto, em Milão, na Galeria Marella e a segunda exposição terá lugar na Galerie Wilma Tolksdorf, em Frankfurt, Alemanha no final deste ano. A programação prevê ainda coletivas em diversos locais, entre elas a recém-inaugurada El Diablo Nos Es Tan Feo Como Se Pinta, no Museu Nacional de Belas Artes, em Buenos Aires. No Brasil, as participações acontecem na mostra Alegoria Barroca na Arte Contemporânea, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro), e numa coletiva na Torre Malakov, em Recife, programada para ocorrer em setembro. Na Alemanha, o artista participa da mostra Klasse Maniz, no Kunstverein da cidade de Ludwigshaven, próximo a Heidelberg; na Argentina, integra-se à coletiva El Sutil Vertigo de la Imagen, no Centro Cultural Parque de España de Rosário, na cidade de mesmo nome.
23.05.2005 a 30.07.2005
terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita
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Luciana Brito Galeria
Avenida Nove de Julho 5162
São Paulo Brasil 55 11 3842 0634