Augusto de Campos
- 1931
- São Paulo, Brasil
- Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Exposições
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS
2021
Transletras. Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Brasil
2020
Poema cidadecitycité pela cidade. Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Brasil
2019
Poemas e Contrapoemas. Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
2017
O Pulsar. Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
Rever. Sesc Araraquara, Brasil
2016
Rever. Sesc Pompéia, São Paulo, Brasil; Sesc Santo André, Brasil
2015
Objetos e Poesia Visual. Galeria Paralelo, São Paulo, Brasil
2014
Despoemas. Document Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
2011
Casa do Brasil, Bruxelas, Bélgica
Homenagem a Augusto de Campos. Projeto Fachadas, Rio de Janeiro, Brasil
2004
Fundação Casa de Ruim Barbosa, Rio de Janeiro, Brasil
2001
Poésie Concrète Brésilenne. Centre Internacional de Poésie, Marseille, França
1992
SOS e Bomba. Estação Silicon Graphics, Laboratório de Sistemas Integráveis, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil
pOes1e digitale. Annaberg, Alemanha
1991
Poemas-laser. Avenida Paulista, São Paulo, Brasil
1975
Caixa Preta (com Juio Plaza). Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
EXPOSIÇÕES COLETIVAS SELECIONADAS
2024
Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural. Fundação Iberê, Porto Alegre, Brasil
As Palavras em Liberdade - E.M. de Melo e Castro: O Artista e sua Coleção. Fundação de Serralves, Porto, Portugal
2023
Qué cosa, la poesía visual? Centro Cultural Kirchner, Buenos Aires, Argentina
Liga Pontos. Tropigalpão, Rio de Janeiro, Brasil
2022
Tercer Ojo. Colleción Constantini en Malba. MALBA, Buenos Aires, Argentina
Utopias e Distopias. Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil
Concrete Global!. Museum im Kulturspeicher Wurzburg, Wurzburg, Alemanha
2021
Momentum Biennale. Nordic Biennial of Contemporary Art, Moss, Noruega
Sonhei em Português!. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, Brasil
Brasilidade Pós-Modernismo. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil
2020
LB/Festival de Vídeo Online. Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
2019
Konkrete Poesie. Opelvillen Rüsselsheim, Alemanha
2018
Ruptura. Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
2017
Concrete Poetry. Getty Research Institute, Los Angeles, EUA
2015
Bienal do Mercosul. Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil
Tendências do Livro de Artista no Brasil: 30 anos depois. Centro Cultural São Paulo, Brasil
2014
Zurich 89. PlusZürich, Suíça
2013
Visual Poetry – The Experimental Path of Intermedia Traditions in Latin America. Maddox Arts, Londres, Inglaterra
Artistas brasileiros e Poesia Concreta. Fundação Serralves, Porto, Portugal
A Human Document – From the Sackner Archive of Concrete and Visual Poetry. Pérez Art Museum, Miami, EUA
2012
Poesia. Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil
GIL70. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Itaú Cultural, Brasília, Brasil
Aire de Lyon. Fundación Proa, Buenos Aires, Argentina
Grow Together: Concrete Poetry in brazil and Scotland. Visual Arts & Crafts, Dalcrombie, Escócia
2011
Da Página para o Espaço: esculturas de papel publicadas. Fundação Serralves, Porto, Portugal
Biennale de Lyon, França
Cold America – Geometric Abstraction in Latin America (1934 – 1973). Fundación Juan March, Madri, Espanha
2009
Bienal do Mercosul. Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil
2008
Laços do Olhar. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Obranome II. Caixa Cultural, Brasília, Brasil
Poesia Concreta – O Projeto Verbivocovisual. Galeria Alberto da Veiga Guignard, Belo Horizonte, Brasil
2007
Tropicália: uma revolução na cultural brasileira. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Arte como questão: anos 70. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Poesia Concreta – O Projeto Verbivocovisual. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
2006
Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture. Barbican Art Gallery, Londres, Inglaterra; The Bronx Museum of the Arts, Nova York, EUA
Concreta 56: A Raíz da Forma. MAM Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
POEM / ART / 56’06. 50 Years of Brazilian Concrete Poetry. Sterling Memorial Library, Yale University, New Heaven, EUA
2005
Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture. Museum of Contemporary Art Chicago, EUA
2004
Tudo É Brasil. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil; Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
2003
A Subversão dos Meios. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Imagética. Casa Romário Martins, Curitiba, Brasil
Obranome. Caixa Cultural, Brasília, Brasil
2002
Brazilian Visual Poetry. Mexic-Arte Museum, Austin, EUA
Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
Ópera Aberta: celebração. Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920 – 1950. Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil
2000
Arte Conceitual e Conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC/USP. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, Brasil
Situações: Arte Brasileira anos 70. Fundação Casa França Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
De la Antropofagia a Brasília: Brasil 1920 – 1950. Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha
1997
Arte Suporte Computador. Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
Poesia e Visualidade. Itaú Cultural, Campinas, Brasil
1996
United Artists: utopia. Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
Desexp(l)os(ign)ição. Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1995
Livro-Objeto: a fronteira dos vazios. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
1994
22a Bienal de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, Brasil
Livro-Objeto: a fronteira dos vazios. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1993
Brasil: Segni d’Arte. Biblioteca Nationale Centrale di Firenze, Florença, Itália; Fondazione Scientífica Querini Stampalia, Veneza, Itália; Biblioteca Nazionale Braidense, Milão, Itália
Poésure et Peintrie. Centre de la Ville Charité, França
1991
Poesia Concreta in Brasile. Archivio di Nuova Scrittura, Milão, Itália; Palazzo Doria Pamphili, Roma, Itália
100 Anos da Avenida Paulista. Avenida Paulista, São Paulo, Brasil
1990
O Cobrador. Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, Brasil
Poesia Entre. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
1988
Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Museu de Arte Contemporânea José Pancetti, Campinas, Brasil
1987
Palavra Imágica. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
IDEHOLOGIA. MAC USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
1986
Sky Art Conference. MAC USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; CAVS MIT Center for Advanced Visual Studies, Boston, EUA
Concrete Poetry – The Early Years. Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
TRILUZ. MIS Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
1985
Transcriar. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; Centro Cultura São Paulo, Brasil
Arte e Tecnologia. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
Tendências do Livro de Artista no Brasil – Arte Brasileira Atual. Galeria de Arte UFF, Niterói, Brasil
1984
LEVEL 5. MASP Museu de Arte de São Paulo, Brasil
1982
Arte pelo Telefone: Videotexto (computador / telefone / vídeo doméstico). MIS Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
Arte Acesa. Anhangabaú, São Paulo, Brasil
1973
12a Bienal de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, Brasil
1970
Concrete Poetry. Stedleijk Museum, Amsterdam, Holanda
1968
Primeira Feira Paulista de Opinião. Teatro Ruth Escobar, São Paulo, Brasil
Concrete Poetry. Visual Arts Gallery, Nova York, EUA
1967
International Concrete Poetry Exhibition. Brighton Festival, Inglaterra
1965
Konkrete Dichtung. Studium Generale, Stuttgart, Alemanha
Between Poetry and Painting. Instituto of Contemporary Arts, Londres, Inglaterra
1964
Espetáculo Popcreto (com Waldemar Cordeiro). Galeria Atrium, São Paulo, Brasil
1963
Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, Belo Horizonte, Brasil
1963
Konkrete Dichtung aus Brasilien. Freiburg Universität, Alemanha
1961
Internationale Manuskriptaustellung Konkrete Poesie. Verlag Kalender, Werkkunstschule, Wuppertal, Alemanha
1960
Konkrete Texte, Studium Generale. Technische Hochschule, Stuttgart, Alemanha
Brazilian Concrete Poetry. National Museum of Modern Art, Tóquio, Japão
1957
Exposição Nacional de Arte Concreta. Ministério de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
1956
Exposição Nacional de Arte Concreta. MAM Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
OBRAS DO AUTOR
O rei menos o reino. São Paulo, edição do autor, 1951.
Poetamenos (1953), 1a edição na revista-livro Noigandres nº 2, 1955, São Paulo, edição dos autores (2a edição, São Paulo, Edições Invenção, 1973).
Antologia Noigandres (com Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Ronaldo Azeredo e José Lino Grünewald), São Paulo, edição dos autores, 1962.
Linguaviagem (cubepoem), limited edition of 100 copies, designed by Philip Steadman, Brighton, England, 1967, e na versão original, edição do autor, São Paulo, 1970.
Equivocábulos, São Paulo, Edições Invenção, 1970.
Colidouescapo, São Paulo, Edições Invenção, 1971; 2a edição, Sã Paulo, Amauta Editorial, 2006.
Poemóbiles (1968-74), poemas-objetos, em colaboração com Julio Plaza, São Paulo, edição dos autores, 1974; 2a edição, São Paulo, Brasiliense, 1985; 3a edição, São Paulo, Selo Demônio Negro, Annablume, 2010.
Caixa Preta, poemas e objetos-poemas em colaboração com Julio Plaza, São Paulo, edição dos autores, 1975.
VIVA VAIA (Poesia 1949 – 79), São Paulo, Duas Cidades, 1979; 2a edição, São Paulo, Brasiliense, 1986; 3a a 5a edição, São Paulo, Ateliê Editorial, 2014.
Expoemas (1980 – 85), serigrafias de Omar Guedes, São Paulo, Entretempo, 1985.
NÃO, poemas-xerox, edição do autor, 1990.
Poemas, antologia bilíngue, a cargo de Gonzalo M. Aguilar, Buenos Aires, Instituto de Literatura Hispanoamericana, 1994.
Despoesia (1979 – 1993), São Paulo, Perspectiva, 1994.
Poesia é risco (CD-livro), antologia poético-musical, de O Rei Menos o Reino a Despoemas, em colaboração com Cid Campos, Rio de Janeiro, Polygram, 1995.
Clip-Poemas, 16 poemas-animados digitais – exposição “Arte Suporte Computador”, São Paulo, Casa das Rosas, 1997.
Não (poemas). Anexo, o CD-Rom Clip-Poemas, São Paulo, Perspectiva, 2003.
Poétemoins – Anthologie, préface et traduction de Jacques Donguy. Les Presses du Réel, France, Dijon, 2011.
Profilogramas, São Paulo, Perspectiva, 2012.
ENSAIOS DIVERSOS
Revisão de Sousândrade (com Haroldo de Campos), São Paulo, Edições Invenção, 1964 (2a edição, ampliada, São Paulo, Nova Fronteira, 1982).
Teoria da Poesia Concreta (com Décio Pignatari e Haroldo de Campos), São Paulo, Edições Invenção, 1965; 2a edição, ampliada, São Paulo, Duas Cidades, 1975; 3a edição Brasiliense, 1987; 4a e 5a edição, revistas, Ateliê Editorial, 2014.
Sousândrade – Poesia (com Haroldo de Campos), Rio de Janeiro, Agir, 1966; 3a edição, revista, 1995.
Balanço da Bossa (com Brasil Rocha Brito, Julio Medaglia, Gilberto Mendes), São Paulo, Perspectiva, 1968 (2a edição, ampliada: Balanço da Bossa e Outras Bossas, 1974).
Guimarães Rosa em Três Dimensões (com Haroldo de Campos e Pedro Xisto), São Paulo, Comissão Estadual de Literatura, Secretaria da Cultura, 1970.
Revisão de Kilkerry, São Paulo, Fundo Estadual de Cultural e Secretaria da Cultura, 1971 (2a edição, ampliada, São Paulo, Brasiliense, 1985).
Revistas Revistas: Os Antropófagos, introdução à reedição fac-similar da Revista da Antropofagia, São Paulo, Abril / Metal Leve S.A., 1975.
Reduchamp, com iconogramas de Julio Plaza, São Paulo, Edições S.T.R.I.P., 1976; 2a edição, Selo Demônio Negro, Annablume, 2010.
Poesia Antipoesia Antropogafia, São Paulo, Cortez e Moraes, 1978.
Pagu: Vida-Obra, São Paulo, Brasiliense, 1982.
À Margem da Margem, São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
O Enigma Ernani Rosas, Florianópolis, Editora UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), 1996.
Os Sertões dos Campos (com Haroldo de Campos), Rio de Janeiro, Sette Letras, 1997.
Música de Invenção, São Paulo, Perspectiva, 1998.
TRADUÇÕES E ESTUDOS CRÍTICOS
Dez Poemas e E. E. Cummings, Rio de Janeiro, Serviço de Documentação – MEC, 1960.
Cantares de Ezra Pound (com Décio Pignatari e Haroldo de Campos), Rio de Janeiro, Serviço de Documentação – MEC, 1960.
Panorama do Finnegans Wake (com Haroldo de Campos), São Paulo, Comissão Estadual de Literatura, Secretaria da Cultura, 1962; 4a edição, ampliada, São Paulo, Perspectiva, 2001.
Poemas de Maiakóvski (com Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman), Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1967 (2a edição, ampliada, São Paulo, Perspectiva, 1982).
Poesia russa moderna (com Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman), Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968; 6a edição, ampliada, São Paulo, Perspectiva, 2001.
Traduzir e Trovar (com Haroldo de Campos), São Paulo, Papyrus, 1968.
Antologia Poética de Ezra Pound (com Décio Pignatari, Haroldo de Campos, J. L. Grünewald e Mário Faustino), Lisboa, Ulisseia, 1968.
ABC da Literatura, de Ezra Pound (com José Paulo Paes), São Paulo, Cultrix, 1970.
Mallarmargem, Rio de Janeiro, Noa-Noa, 1971.
O Tygre, de William Blake, São Paulo, ediçãoo do autor, 1977.
Mallarmé (com Décio Pignatari e Haroldo de Campos), São Paulo, Perspectiva, 1978.
John Donne, o Dom e a Danação, Florianópolis, Noa-Noa, 1978.
Verso Reverso Controverso, São Paulo, Perspectiva, 1979.
20 Poem(a)s – E. E. Cummings, Florianópolis, Noa-Noa, 1979.
Mais provençais: Raimbaut e Arnaut, Florianópolis, Noa-Noa, 1982 (2a edição ampliada, São Paulo, Companhia das Letras, 1987).
Ezra Pound – poesia (com D. Pignatari, H. de Campos, J. L. Grünewald e M. Faustino). Organização, introdução e notas de Augusto de Campos), São Paulo, Hucitec, 1983.
Paul Valéry: a serpente e o pensar, São Paulo, Brasiliense, 1984; 2a ediçãoo, São Paulo, Ficções Editora, 2011.
John Keats: ode a um rouxinol e ode sobre urna grega, Florianópolis, Noa-Noa, 1984.
John Cage: de segunda a um ano, introdução e revisão da tradução de Rogério Duprat, São Paulo, Hucitec, 1985; 2a edição, Rio de Janeiro, Cobogó, 2013.
40 Poem(a)s – E. E. Cummings, São Paulo, Brasiliense, 1986.
O Anticrítico, São Paulo, Companhia das Letras, 1986.
Linguagem, São Paulo, Companhia das Letras, 1987.
Porta-retratos: Gertrude Stein, Florianópolis, Noa-Noa, 1990.
Hopkins: Cristal Terrível, Florianópolis, Noa-Noa, 1991.
Pré-Lua e Pós-Lua, São Paulo, Arte Pau Brasil, 1991.
Rimbaud Livre, São Paulo, Perspectiva, 1992.
Irmãos Germanos, Florianópolis, Noa-Noa, 1993.
Rilke: poesia-coisa, Rio de Janeiro, Imago, 1994.
Hopkins: a beleza difícil, São Paulo, Perspectiva, 1997.
Poesia da recusa, São Paulo, Perspectiva, 2006.
Quase-Borges + 10 Transpoemas, São Paulo, Memorial da América Latina, 2006.
Emily Dickinson – não sou ninguém, São Paulo, Unicamp, 2008.
August Stramm: Poemas-Estalactites, São Paulo, Perspectiva, 2008.
Byron e Keats: Entreversos, São Paulo, Unicamp, 2009.
Poética de os Sertões, São Paulo, Casa Guilherme de Almeida, 2010.
Poem(a)s – E. E. Cummings (edição revista e ampliada), São Paulo, Unicamp, 2011.
Coisas e Anjos de Rilke (edição revista e ampliada), São Paulo, Perspectiva, 2013.
Quase borges – 20 Transpoemas e uma entrevista, São Paulo, Selo Musa Rara, Terracota, 2013.
Coleções Públicas
Archivo LaFuente, Madrid, Espanha
Fondazione Bonotto, Vicenza, Itália
Getty Museum, Los Angeles, EUA
IKKP Institut für Konstruktive Kunst und Konkrete Poesie, Kunsthaus Rehau, Alemanha
MALBA Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
Max Bense & Elisabeth Walter, Stuttgart, Alemanha
MoMA, Nova York, EUA
Museion Museo d’Arte Moderna e Contemporanea di Bolzano, Tirol, Itália
Museo d’Arte Moderna e Contemporanea di Trento e Roveretto, Trento, Itália
Museo Nacional Reyna Sofia, Madrid, Espanha
Pérez Art Museum, Miami, EUA
The Sackner Archive of Concrete and Visual Poetry