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Galeria Luciana Brito

LB/Festival de Vídeo Online

A cada semana, a partir do dia 28 de abril, a Luciana Brito Galeria disponibilizou um novo vídeo, uma nova experiência, que ficará em nosso site por tempo indeterminado. Assim, você pode ver e rever, quantas vezes e quando quiser. O objetivo foi propor uma reflexão sobre um conjunto significativo de trabalhos tanto de artistas que são representados por nós, quanto de outros que achamos relevantes para a proposta. O vídeo da semana é "Photokinetic" (2020), de Héctor Zamora (México). Acompanhe!

 

Curadoria: Analivia Cordeiro
Texto Curatorial: leia aqui

LB News

Vidbits, 1974

 
Videotape, Xerox PARC, Dezembro 1974. 
Exibido no Museum of Modern Art, Nova York, 1975 e também no programa de televisão da WNET, VTR, Nova York, 1975.
 
"Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox (Xerox PARC), 1974. Exposto no Museu de Arte Moderna, MoMA, de Nova York, em 1975, e no programa VTR da rede de televisão WNET, Nova York, 1975. Este foi meu primeiro trabalho de computação gráfica, exceto pelo design de uma antena nos anos 1960. Sem dúvida foi meu primeiro trabalho de computação gráfica em cores. Foi executado com o Superpaint de Dick Shoup no Xerox PARC. Jim Mayer me ensinou a editar o vídeo.
Os pixels de cor do Xerox PARC estavam entre os primeiros do mundo. Existiram outros antes, mas não estavam disponíveis para todos os públicos (por exemplo, os primeiros pixels coloridos, em 1967, faziam parte do simulador do Módulo Lunar Apollo, logo, disponível apenas para astronautas). Eram maravilhosos! É difícil avaliar isso no mundo moderno, em que estamos imersos em zettapixels. Provavelmente, o total de pixels 8-bit no mundo somava menos de um megapixel em 1974 e tive a oportunidade de começar a usá-los. Eu também sou programador. Então, conjugando programação e pintura, eu conseguia apresentar às pessoas coisas que elas nunca tinham visto antes. Quando, em seguida, eu fui para Nova York, eu usei o Vidbits como meu cartão de visitas para a comunidade de videoartistas de lá. E deu certo! Logo eu conheci Woody e Steina Vasulka e expus na galeria The Kitchen. Conheci Bill Etra, famoso no campo da animação digital. Conheci Bill Viola quando ele estava apenas começando. E por aí vai. Eu conheci Stan Vanderbeek, que viria a ter um papel importante no meu futuro. E Ed Emshwiller, que também teve um papel especial na minha vida.""
Alvy Ray Smith

Alvy Ray Smith

 

Dr. Alvy Ray Smith: Cofundou duas startups de sucesso: Pixar – ver os documentos de fundação da Pixar (vendida para a Disney) e Altamira (vendida para a Microsoft). Primeiro diretor de computação gráfica na Lucasfilm. Membro original do Computer Graphics Lab no Instituto de Tecnologia de Nova York. Primeiro pesquisador em Computação Gráfica na Microsoft. Estava na Xerox PARC quando do nascimento do computador pessoal (PC), da internet e dos primeiros pixels coloridos. Recebeu dois Prêmios Acadêmicos técnicos, pelo canal alfa e os sistemas de pintura digital. Inventou os primeiros programas de pintura em cores, o sistema de cores HSV (ou HSB), e o canal alfa. Dirigiu a “Genesis Demo” para Star Trek II: A Ira de Khan. Contratou John Lasseter e o dirigiu em The Adventures of André & Wally B. Propôs e negociou o sistema de produção de animação por computador da Disney, o CAPS, vencedor do Oscar. Participou decisivamente, como membro do Conselho Diretor, do lançamento do Projeto Ser Humano Visível da Biblioteca Nacional de Medicina. Testemunha especial em um processo que conseguiu invalidar cinco patentes que ameaçavam o Adobe Photoshop. Atuou no desenvolvimento do padrão HDTV, em defesa da varredura progressiva. É Ph.D. pela Universidade de Stanford e doutor honorário pela Universidade do Estado de Novo México. Membro da Academia Nacional de Engenharia. Membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência e membro da Associação Americana de Genealogistas. Publicou amplamente nas áreas de teoria da ciência da computação, computação gráfica e genealogia acadêmica. Criador de muitas obras de arte computacional, inclusive Sunstone, do acervo do MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York. Detém quatro patentes. Atualmente, está escrevendo o livro: A Biography of the Pixel [Uma biografia do pixel]. Conselheiro na Baobab Studios, premiada startup de realidade virtual [VR] no Vale do Silício. Para mais detalhes, ver: <alvyray.com>.

 

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    Héctor Zamora, Photokinetic, 2020

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    Re-Construtivo, 2020

    Analivia Cordeiro

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    Forest Warrior – Xondaro Ka’aguy Reguá, 2020

    ANGRY duo (Bruno Silvia e Gabe Maruyama)

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    Ouragualamalma, 2020

    Eder Santos

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    Encruzidança, 2018

    Kelly Santos e Naná Prudêncio

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    Vidbits, 1974

    Alvy Ray Smith

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    Do Peito ao Prumo, 2020

    Tothi dos Santos

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    The Trip, 1976

    José Roberto Aguilar

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    Sunstone, 1979

    Alvy Ray Smith

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    Tudo Está Dito, 1974

    Augusto de Campos

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    Hommage a Mondrian, 1972

    Jean Otth

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    Flesh I e Flesh II, 2004

    Analivia Cordeiro

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    Limiar, 2015

    Regina Silveira

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    Homenagem a George Segal , 1985

    Lenora de Barros

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    Bronze Revirado, 2011

    Pablo Lobato

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    Landscape for White Squares, 1972

    Anthony McCall

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    VT Preparado AC/JC, 1985

    Walter Silveira e Pedro Vieira

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    Places of Power, Waterfall, 2013

    Marina Abramovic

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    Una Milla de Cruces Sobre el Pavimento, 1979

    Lotty Rosenfeld

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    Alvos, 2017

    Lenora de Barros

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    Ituporanga, 2010

    Caio Reiseiwtz

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    Nas Coxas, 2018

    Héctor Zamora

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    Non Plus Ultra, 1985

    Tadeu Jungle

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    Há Casas, 2018

    Rochelle Costi

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    0=45 Versão I, 1974

    Analivia Cordeiro

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    Dormindo Acordada, 2011

    Fabiana de Barros & Michel Favre

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    Earthwork, 1972

    Anthony McCall

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    O Pulsar, 1975

    Augusto de Campos

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    Actualidades / Breaking News, 2016

    Liliana Porter

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    Campo, 1976

    Regina Silveira

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    Tumitinhas, 1998

    Eder Santos

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    Corda, 2014

    Pablo Lobato

  • Anthony McCall "Landscape for White Squares" 1972
    1/10

Aqui você verá vídeos históricos. Enquanto uns são praticamente inéditos, outros são consagrados pela história da arte. Em seus mais de 50 anos de existência, a vídeoarte é uma mídia que se caracteriza por sua enorme flexibilidade. Os formatos destes vídeos passaram por mais de dez variações: desde o início, com as grossas fitas U-Matic ou Betacam, por exemplo, até os pequenos e atuais pen-drives com suas enormes capacidades. Conhecer as transformações as quais essas obras sofreram é, hoje em dia, muito mais interessante do que se poderia pensar, considerando a acessibilidade atual da tecnologia, além da possibilidade de conhecer as fontes originais nos faz compreender que são justamente esses instrumentos que formatam o nosso mundo e a nossa percepção. Esta exposição tem o objetivo de mostrar como esses dispositivos existentes no passado podem nos ajudar a compreender e complementar o resultado artístico como um todo. 

 

O modo de exibição também variou muito: hoje existem inúmeras plataformas, desde celulares de pequena dimensão, até projetores 4K – Ultra HD, com grande extensão e qualidade excepcional. Mais uma vez, seguindo os rumos e as necessidades da nossa história, essa arte se reinventa e adquire um valor único quando entendemos, sentimos, compartilhamos e discutimos sua capacidade em traduzir um momento histórico, um lugar geográfico específico, ou mesmo um comportamento particular que se torna universal.

 

Neste momento de isolamento social, a câmera de vídeo ganhou status de principal meio de comunicação visual, o único canal entre aqueles a quem queremos comunicar. Com isso em mente, podemos avaliar o significado de se expressar através de uma câmera. Podemos ainda compreender melhor a razão da qual os artistas escolheram este recurso para contar suas histórias e se posicionar no mundo, ressignificando-o através das lentes e do olhar do espectador. 

 

 

Mesmo hoje sendo tão próxima de nós, a câmera de vídeo nos impõe condições e a principal delas é que tudo o que queremos expressar deve se encaixar dentro de um retângulo, presente em todos os dispositivos de exibição de vídeo, desde aparelhos celulares até datashows. Ao mesmo tempo, há o desafio de fazer com que o espectador perceba a mensagem e seja instigado a imaginar o que acontece fora deste retângulo. É um jogo, e ao mesmo tempo, uma ditadura: a ditadura do retângulo. Nessa obrigação de enquadrar o mundo dentro de um espaço restrito condicionamos nosso cérebro a pensar assim e nossa percepção se altera de acordo com esses padrões. Vemos a realidade como algo a ser adaptado pelo nosso principal instrumento atual de expressão: o vídeo. 

 

O vídeo é visual e sonoro, mas é a realidade que nos oferece as sensações físicas. O grande desafio para o artista, dessa forma, é transmitir a riqueza e a complexidade da realidade com os recursos limitados dessa tecnologia. É intrigante observar como a genialidade e talento de cada artista provoca em nós sensações que vão além das restritivas soluções técnicas e até das experiências humanas. Através desse retângulo e dos recursos audiovisuais, cada artista cria sua poética e compõe uma obra única. Além disso, independente da percepção individual do espectador, há de se considerar o significado histórico e artístico contido em cada vídeo. É importante ainda apreciar os aspectos diversos do contexto de cada período, seus valores e possibilidades. Por isso, cada uma dessas obras pode ser vista mais de uma vez, e a cada oportunidade surge um novo olhar, assim como acontece com as telas penduradas nas paredes. Assim como a pintura, o vídeo também é uma tela, mas com movimento e som: este é o princípio base da vídeoarte. 

 

 

Nenhuma outra mídia conseguiu trilhar tão bem o caminho para a contemporaneidade como a vídeoarte. Ao longo de sua trajetória foi eliminando os obstáculos, aperfeiçoando-se, até conquistar seu lugar definitivo nas artes visuais. Não só foi assimilada como recurso pelas mais diversas linguagens, como carrega em si a capacidade de agregar os elementos da arte, como por exemplo a tradição clássica da tela emoldurada ou a narrativa literária. Nesse sentido metalinguístico, como ela pode ser renovadora? Pense nisso enquanto assiste aos vídeos. 

 

Os vídeos aqui escolhidos para serem apresentados online são legítimos, de alta qualidade artística, concebidos primeiramente para serem mostrados em formato original. Trata-se de uma curadoria genuína e autêntica, realizada para transmitir as ideias e as formas de pensamentos que nos fazem pensar, além de nos envolver com as poéticas intrigantes das épocas em que foram concebidos.

 

Ao assistir aos vídeos, permita-se transportar para o período em questão: anos de 1970, 80, 90 ou os anos 2000, e ao mesmo tempo experiencie com eles o que há de universal e duradouro.

 

 

Analivia Cordeiro,

março 2020

 

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Analivia Cordeiro, PhD, bailarina, coreógrafa, videoartista, arquiteta, pesquisadora corporal, curadora da coleção Waldemar Cordeiro. Considerada a primeira videoartista do Brasil (1973) e uma das pioneiras da computer dance mundial, criou vídeos, espetáculos multimídia, o software Nota-Anna de notação de movimento humano e um sistema de alfabetização de português em vídeo. www.analivia.com.br

Em breve você verá aqui a programação completa da exposição.